Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Schäuble tem plano para ajudar Espanha

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou que planeia preparar um programa conjunto com Espanha para estimular o investimento nas empresas espanholas, ajudando o primeiro-ministro Mariano Rajoy a ultrapassar a recessão e a diminuir o desemprego.

Jorge Garcia jorgegarcia@negocios.pt 29 de Abril de 2013 às 12:03
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...

Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão, afirmou que irá usar o encontro de hoje em Espanha, com o seu homólogo Luis de Guindos, para formarem um programa conjunto que inpulsione o investimento empresarial em Espanha, segundo noticia a Bloomberg. Se o programa resultar, Schaeuble acredita que este servirá de modelo para outros países em crise na Zona Euro.

 

“Vou sugerir esse programa, depois de ter falado com empresas e com bancos, não vamos esperar pela Comissão Europeia”, afirmou. “Vamos formar já um programa bilateral", disse Schäuble, acrescentando que este tem como objectivo respodner à questão: "Como é que podemos promover o investimento e o financiamento de pequenas e médias empresas em Espanha, numa parceria para avançarmos mais depressa?”

 

O plano, anunciado no mesmo dia em que Rajoy reconheceu que procurava uma extensão de tempo de dois anos para corresponder às exigências da União Europeia, no que respeita ao défice, é a evidência de que o governo de Angela Merkel está a adaptar a sua postura face à crise, numa altura em que a Zona Euro enfrenta um segundo ano de recessão.

 

“Claro que temos que reagir aos desenvolvimentos económicos, algo que fazemos na Alemanha”, afirmou Schaeuble. “Não somos burocráticos, não somos estúpidos”.

 

"Se a economia se deteriorar, não se reforça a tendência negativa através de mais cortes", acrescentou.

Ver comentários
Saber mais Wolfgang Schaeuble Espanha Alemanha plano
Outras Notícias