Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Actividade da indústria e dos serviços na Zona Euro atinge máximos de sete meses

O índice que mede a actividade da indústria e dos serviços na Zona Euro cresceu 52,6 pontos, em Janeiro, para 53,5 pontos este mês. A subida foi mais expressiva no sector dos serviços.

Negócios 20 de Fevereiro de 2015 às 10:07
  • Partilhar artigo
  • ...

A actividade da indústria e dos serviços na Zona Euro cresceu no mês de Fevereiro. O índice de gestores de compras (PMI, na sigla inglesa), da Markit Economics, subiu de 52,6 pontos, em Janeiro, para 53,5 pontos este mês, revela a Bloomberg esta sexta-feira, 20 de Fevereiro.

 

O valor, que excedeu as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg, é o mais elevado dos últimos sete meses.

A Zona Euro cresceu 0,3% nos últimos três meses do ano passado, e a Markit Economics estima que o PIB da região avance a um ritmo semelhante no primeiro trimestre deste ano.

 

"Sem se deixar abater pela crise da dívida grega, o crescimento económico está a ganhar um novo impulso e deverá ganhar ainda mais tracção nos próximos meses", referiu Chris Williamson, economista-chefe da Markit, citado pela Bloomberg. "Com a bazuca da flexibilização quantitativa do BCE agendada para Março, o optimismo dos empresários está no nível mais elevado dos últimos três anos e meio".   

 

O índice que mede a actividade da indústria na região subiu de 51 pontos, em Janeiro, para 51,1 pontos em Fevereiro, enquanto o índice dos serviços cresceu de 52,7 pontos para 53,9 pontos, no mesmo período.

 

"O crescimento parece desequilibrado", acrescenta Williamson. "Está muito dependente dos serviços, onde os preços mais baixos estão a impulsionar o crescimento".   

Ver comentários
Saber mais Zona Euro Markit Economics
Outras Notícias