Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Asmussen: Irlanda está “perto do sucesso” e Portugal “bem avançado”

Joerg Asmussen, membro alemão do conselho executivo do BCE, coloca Irlanda à frente de Portugal no processo de regresso aos mercados, classificando a Grécia como o caso “mais difícil”.

Negócios 19 de Abril de 2013 às 15:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Joerg Asmussen, membro alemão do conselho executivo do BCE, deixou esta sexta-feira, em Washington, elogios aos progressos da Irlanda e Portugal nos seus processos de ajustamento e possibilidade de regresso aos mercados, distinguindo estes dois países do que se passa na Grécia.

 

A Irlanda “está perto do sucesso” no processo de reganhar o acesso aos mercados financeiros, enquanto Portugal está “bem avançado”, afirmou Asmussen, citado pela Bloomberg, acrescentando que a “Grécia é o caso mais difícil”.

 

Irlanda já realizou duas emissões de dívida de longo prazo desde que solicitou assistência financeira. Fez primeiro uma emissão de obrigações com maturidade a 5 anos, o que Portugal conseguiu replicar, tendo depois já efectuado um leilão de dívida com prazo de 10 anos. Uma operação que o governo português também pretende replicar.

 

Na mesma conferência em Washington, onde esta sexta-feira termina a reunião do G-20 e inicia a reunião de três dias do FMI e Banco Mundial, o responsável alemão apelou aos países do euro para avançarem com a implementação da união bancária, de modo a prevenir crises futuras.

 

Citado pela Reuters, Asmussen considerou vital a adopção “rápida” da legislação que permita avançar com a união bancária, alertando que “alguns detalhes técnicos têm ainda que ser clarificados”.

 

Na última reunião do Eurogrupo, a Alemanha colocou entraves ao avançou da união bancária, afirmando que estava dependente de alterações de tratados na Europa.

 

Ainda assim, Asmussen confia que em meados deste ano o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu dêem luz verde às novas regras de supervisão bancária.

Ver comentários
Saber mais Asmussen Irlanda Portugal
Outras Notícias