Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banco central da Finlândia prevê segundo ano de contracção no país

O banco central da Finlândia prevê que 2013 será o segundo ano consecutivo de contracção para a economia com a melhor qualidade de crédito da Zona Euro.

12 - Finlândia
Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 11 de Junho de 2013 às 12:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O governador do banco central da Finlândia, Erkki Liikanen, afirmou que a economia da Finlândia deverá registar um segundo ano consecutivo de contracção, em 2013. Isto depois de ter descido a previsão do produto interno bruto (PIB) para os próximos anos, antecipando agora uma contracção de 0,7%, este ano, ao invés de um crescimento de 0,4%. Em 2014, o crescimento será de 0,7% e não de 1,5%, conforme as previsões do banco divulgados em 13 de Dezembro último.

 

A recessão no Sul da Europa penaliza a economia do país que tem a melhor  qualidade de crédito soberano da Zona Euro, numa altura em que está em curso uma reestruturação do tecido industrial do país, explicou o governador. Factores que deverão agravar a tendência de deterioração da economia e que provocaram uma queda de 0,2% do PIB em 2012.

 

“A economia finlandesa tem vindo a contrair desde a primeira metade de 2012 e a perspectiva para os próximos anos permanece fraca”, refere o relatório económico assinado por Liikanen e citado pela Bloomberg. “A economia enfrentou duas grandes mudanças na mesma altura: a reestruturação da indústria finlandesa e a recessão durante a crise financeira”, acrescentou.

 

A produção industrial da Finlândia recuou 9,7% no mês de Abril, face ao período homólogo, com as indústrias de pasta do papel e de electrónica a registarem menor procura para exportação. O consumo interno do país caiu 8,5%.

 

Ainda assim, a Finlândia é o país da Zona Euro com melhor qualidade de crédito, segundo as três principais agências de notação financeira, Standard & Poor’s, Moody’s e Fitch Ratings. O “The Guardian” observa que o país da Escandinávia é o único da Zona Euro a beneficiar de perspectiva “estável” e rating de “AAA”, pelas três agências de notação.

Ver comentários
Saber mais Zona Euro Finlândia Europa banco central Erkki Liikanen
Outras Notícias