Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Barroso e Monti encontram-se para analisar situação política em Itália

O presidente da Comissão Europeia reúne-se esta noite com Monti para discutir a situação política pós-eleições. Na Hungria, Rompuy enviou um recardo aos italianos, dizendo que não há alternativa à consolidação orçamental.

Bloomberg
Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 27 de Fevereiro de 2013 às 12:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

“Como já afirmei anteriormente, acredito que 2012 marcou um ponto de viragem na crise da Zona Euro e que o pior, felizmente, já ficou para trás”, disse Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, após um encontro com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.   

 

Rompuy acrescentou, no entanto, que a Zona Euro não pode tornar-se “complacente”: a única alternativa [para todos os Estados-membros] passa por continuar as reformas económicas e a consolidação orçamental, afirmou citado pelo “The Guardian”.

 

Ontem, referindo-se directamente ao caso italiano, Herman van Rompuy tinha já afirmado que o país não tem alternativa senão manter as reformas económicas e a consolidação orçamental em curso.

 

“Os eleitores italianos fizeram a sua escolha e temos de respeitar o resultado das eleições democráticas”, afirmou Van Rompuy aos jornalistas, em Talin, citado pela Bloomberg. “Cabe agora aos líderes políticos fazerem os compromissos necessários para formarem governo, com uma base estável, que possa dar continuidade à consolidação orçamental e às reformas em curso. Não se pode voltar atrás, não há alternativas”, alertou o responsável europeu.

 

Contudo, Van Rompuy mostrou-se confiante na estabilidade política em Itália: “Tenho a certeza de que a Itália vai continuar a ser um parceiro estável da Zona Euro”, afirmou.

 

O vice-presidente da Comissão Europeia também já comentou o resultado das eleições legislativas em Itália, tendo manifestado a sua preocupação com as “sérias dificuldades” de governação. Joaquín Almunia fez questão de destacar que o resultado eleitoral “nada teve a ver com as políticas que estão a ser seguidas na Zona Euro”.   

 

(Notícia actualizada às 15h21 com declarações de Joaquín Almunia)

Ver comentários
Saber mais Itália Durão Barroso Mario Monti Herman van Rompuy Conselho Europeu
Outras Notícias