Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Berlim alerta que confiança adquirida por Portugal “tem de ser cuidadosamente preservada”

Ministério das Finanças alemão acredita que o “Governo português e os portugueses” vão ultrapassar os problemas suscitados pela decisão do Tribunal Constitucional da mesma forma “decisiva e empenhada” que têm lidado com outros problemas.

Negócios 09 de Abril de 2013 às 08:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

O Ministério das Finanças alemão acredita que o Governo português vai conseguir ultrapassar as dificuldades que resultam da decisão do Tribunal Constitucional (TC) em chumbar quatro normas do Orçamento do Estado, mas deixa um recado: a confiança dos mercados já recuperada por Portugal é algo “difícil de conquistar e deve ser cuidadosamente preservada”.

 

As declarações foram efectuadas à Rádio Renascença e ao "Expresso" pelo ministério liderado por Wolfgang Schäuble, sendo que o ministro já ontem tinha enfatizado que Portugal teria que encontrar medidas alternativas que substituíssem as anuladas pelo TC. Estas medidas passam pela redução da despesa pública e o ministro das Finanças português terá que as apresentar na próxima reunião do Ecofin, agendada para o final desta semana em Dublin.

 

Apesar do alerta, o porta-voz de Schäuble diz acreditar que “o Governo português e os portugueses” vão ultrapassar os problemas suscitados pela decisão do Tribunal Constitucional da mesma forma “decisiva e empenhada” que têm lidado com outros problemas.

 

O mesmo responsável assinala que Portugal tem feito “um trabalho admirável até aqui e já obteve muitos resultados neste percurso”, pelo que “recuperou a confiança dos mercados”. 

Ver comentários
Saber mais Alemanha Tribunal Constitucional Orçamento do Estado Wolfgang Schäuble
Outras Notícias