Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Berlusconi ameaça fazer cair coligação de Letta

O Governo de coligação de Enriço Letta está novamente sob pressão, numa altura em que Silvio Berlusconi ameaça fazer cair o Executivo caso os partidos votem pela expulsão do antigo primeiro-ministro do Senado.

Jorge Garcia jorgegarcia@negocios.pt 02 de Setembro de 2013 às 11:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

“Não estamos disponíveis para deixar o Governo continuar caso a esquerda decida impedir que o líder do Partido da Liberdade continue na políticas”, afirmou Berlusconi num comício organizado pelos seus apoiantes.

 

No dia seguinte, Berlusconi optou por suavizar a sua retórica, salientando que “não lançou um ultimato”, e que deseja que o Executivo continue a governar, segundo noticia a Bloomberg.

 

Desde que Berlusconi foi condenado a quatro anos, por fraude fiscal, no passado dia 1 de Agosto, que Letta tem lutado para conter as tensões dentro da coligação. O seu partido afirma que a expulsão de Berlusconi é obrigatória, devido a uma lei anti-corrupção promulgada em 2012.

 

O Partido da Liberdade, cujo líder é Berlusconi, reclama que a lei é inconstitucional e que não deve ser aplicada ao antigo primeiro-ministro. O Partido está a pressionar o Tribunal Constitucional para que este tome uma decisão sobre o assunto.

 

Este confronto político levou a que a diferença entre a taxa de juro implícita italiana a 10 anos chegasse aos 265 pontos base face à mesma taxa alemã, o valor mais alto em quase um mês.

Ver comentários
Saber mais Berlusconi Letta tensões coligação
Outras Notícias