Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Berlusconi retira apoio ao Governo de Monti e admite regressar à ribalta em Itália

O Governo de Mario Monti estava hoje suspenso por um fio após ter perdido na quinta-feira o apoio no parlamento do partido de Silvio Berlusconi, que desta forma lançou a campanha para as legislativas de 2013.

Charles Platiau/Reuters
Lusa 07 de Dezembro de 2012 às 17:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

'Il Cavaliere', de 76 anos, ainda não anunciou oficialmente a sexta candidatura ao cargo de primeiro-ministro, após ter assegurado, em finais de Outubro, que renunciava a novos cargos políticos. Na quarta-feira, admitiu rever a posição.

"Os meus apoiantes fizeram inúmeros pedidos para que regressasse ao primeiro plano", disse em comunicado, afirmando que pretende salvar "uma Itália à beira do precipício", minada pelo desemprego e o aumento dos impostos.

Um dia após estas declarações, o partido de Berlusconi decidiu abster-se durante os votos de confiança sobre diversos projectos-lei no parlamento. A generalidade dos comentadores excluiu uma crise política grave, dado que o executivo Monti está a cumprir a fase final do mandato.

Desta forma, Berlusconi quebrou a frente híbrida que agrupava o partido O Povo de Liberdade (PDL), o Partido Democrata (PD, esquerda) e os centristas, que apoiavam o executivo de Monti desde a queda do gabinete de Berlusconi, em Novembro de 2011. Agora, o Governo tecnocrático do ex-comissário europeu Monti apenas tem o apoio do PD e dos centristas.

Angelino Alfano, "braço direito" de Berlusconi no PDL, precisou que o partido pretendeu significar que "a experiência Monti está concluída". Mas, defendeu um "fim de legislatura de forma ordenada", e que significa a disposição de não derrubar o actual Governo.

O chefe de Estado italiano, Giorgio Napolitano, também se mostrou confiante ao interpretar esta mini-crise como um "reflexo de tensões pré-eleitorais", e quando as legislativas estão previstas para Abril de 2013.

Ver comentários
Saber mais Berlusconi Monti Itália
Mais lidas
Outras Notícias