Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas defende que emissão portuguesa é um sinal “muito encorajador”

Colocação de 3 mil milhões de euros de dívida a 10 anos por parte de Portugal representa mais um “claro sinal de aumento da confiança” no País, de acordo com a Comissão Europeia.

Bloomberg
Negócios 08 de Maio de 2013 às 11:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Comissão Europeia congratulou-se esta quarta-feira com o resultado da emissão de dívida portuguesa a 10 anos, a primeira desde que o País solicitou assistência financeira, em 2011.

 

É um “sinal muito encorajador” que a operação tenha sido concluída “com sucesso”, disse Simon O’Connor, porta-voz da comissão europeu Olli Rehn, citado pela Bloomberg.

 

O mesmo responsável acrescentou que o resultado da emissão traduz também um “claro sinal do aumento da confiança” no País.

 

Portugal colocou, na terça-feira, um total de 3 mil milhões de euros em dívida com maturidade em 2024, pagando uma rendibilidade de 5,669% numa operação em que a procura superou os 10 mil milhões de euros, com a grande maioria a vir do estrangeiro.

 

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, já tinha classificado a operação de “grande sucesso”. Já as agências de “rating” assinalaram que era um passo positivo mas não suficiente para garantir o acesso pleno ao mercado.

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Bruxelas emissão de dívida
Mais lidas
Outras Notícias