Conjuntura Confiança na Zona Euro degradou-se mais que o previsto após o Brexit

Confiança na Zona Euro degradou-se mais que o previsto após o Brexit

O indicador da Comissão Europeia revela que o sentimento de confiança dos agentes económicos na Zona Euro degradou-se, em Agosto, mais do que o esperado pelos analistas.
Confiança na Zona Euro degradou-se mais que o previsto após o Brexit
Carlos Barria /Reuters
Sara Antunes 30 de agosto de 2016 às 10:33

O índice de confiança dos empresários e consumidores europeus diminuiu em Agosto, de acordo com os dados divulgados pela Comissão Europeia esta terça-feira, 30 de Agosto. O indicador de sentimento económico da União Europeia caiu para 103,8 pontos, o que corresponde ao valor mais baixo em mais de um ano. Já o indicador da Zona Euro diminuiu para 103,5 pontos, o que compara com os 104,5 pontos observados na primeira leitura.

 

Os economistas consultados pela Bloomberg previam que o indicador para a Zona Euro recuasse para 104,1 pontos.

 

"A deterioração do sentimento [de confiança] da Zona Euro resultou de um enfraquecimento da confiança em todos os sectores, à excepção da construção", revela a Comissão.

 

Este é um dos primeiros dados económicos do "pós-Brexit". Recorde-se que os britânicos foram às urnas a 23 de Junho, tendo vencido o "sim" da saída do Reino Unido da União Europeia. O impacto deste acontecimento é ainda incerto, começando agora a serem divulgados os primeiros indicadores que reflectem já alguma reacção da economia.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI