Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos investidores alemães recupera após choque do Brexit

O índice que mede a confiança dos investidores e analistas alemães voltou para terreno positivo este mês depois do forte tombo registado em Julho. Ainda assim, os analistas esperavam melhor.

Alemanha
reuters
Rita Faria afaria@negocios.pt 16 de Agosto de 2016 às 11:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A confiança dos investidores alemães recuperou, em Agosto, depois do choque inicial provocado pela decisão dos eleitores britânicos de sair da União Europeia.

O índice ZEW que mede as expectativas de analistas e investidores - com o objectivo de prever desenvolvimentos económicos com seis meses de antecedência – aumentou de -6,8 pontos, em Julho, para 0,5 pontos em Agosto.

Apesar da forte subida, o resultado ficou abaixo das estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg, que antecipavam um aumento para os dois pontos.

Os investidores estão assim a dissipar os receios relacionados com os potenciais efeitos do Brexit na economia europeia, depois de o Banco de Inglaterra ter anunciado um novo pacote de estímulos e o Banco Central Europeu (BCE) ter garantido que agirá se for necessário.

O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, admitiu recentemente que, apesar de ser difícil prever o impacto de curto prazo na economia alemã, não há razões para acreditar que a recuperação prevista para o terceiro trimestre esteja, de alguma forma, comprometida.  

Embora a confiança "tenha recuperado parcialmente do choque do Brexit", os riscos políticos "continuam a inibir uma perspectiva económica mais optimista para a Alemanha", refere o presidente do ZEW, Achim Wambach. "Além disso, a incerteza sobre a resiliência do sector bancário da UE persiste".

Ver comentários
Saber mais União Europeia Bundesbank Jens Weidmann Alemanha BCE conjuntura Achim Wambach confiança investidores
Mais lidas
Outras Notícias