Zona Euro Depois de 10 meses em queda, taxa de desemprego em Portugal estabiliza nos 15,3%

Depois de 10 meses em queda, taxa de desemprego em Portugal estabiliza nos 15,3%

A taxa de desemprego estabilizou em Portugal nos 15,3% em Janeiro, a mesma taxa de Dezembro. Contudo, a taxa de desemprego jovem subiu para 34,7%. Na Zona Euro, 12% da população activa está desempregada, tal como já antecipavam os economistas.
Depois de 10 meses em queda, taxa de desemprego em Portugal estabiliza nos 15,3%
Diogo Cavaleiro 28 de fevereiro de 2014 às 10:10

Portugal começou o ano com a manutenção da taxa de desemprego em 15,3%, seguindo a tendência da Zona Euro em Janeiro, onde não houve alterações em relação ao último mês do ano passado.

 

A taxa de desemprego portuguesa ficou, em Janeiro, nos 15,3%, idêntica à verificada em Dezembro. A taxa do último mês de 2013 foi revista em baixa de 15,4% para 15,3%, o que leva à manutenção da taxa em Janeiro, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 28 de Fevereiro, pelo gabinete de estatísticas europeu.

 

Apesar de a relação entre o número de desempregados e a população activa se manter intacta em Janeiro, o número de desempregados deslizou ligeiramente. Havia 814 mil desempregados em Portugal no mês de Janeiro, menos mil do que em Dezembro.

 

É a primeira vez que a taxa de desemprego se mantém inalterada, na análise mensal, depois de 10 meses seguidos em queda. Com esta tendência, Portugal voltou a ficar como o quarto país da Zona Euro com maior taxa de desemprego. Chipre (16,8%), Espanha (25,8%) e Grécia (28%, valor de Novembro), afectados pela crise da dívida europeia, são os líderes no número de desempregados em relação à população activa (a que está a trabalhar ou que pretende ingressar no mercado de trabalho).

 

Na localização contrária da tabela do gabinete de estatísticas europeu encontra-se a Áustria (com 4,9% da população activa desempregada), a Alemanha (5%) e o Luxemburgo (6,1%).

 

A taxa de desemprego na Zona Euro fixou-se em 12%, a mesma taxa que é verificada desde Outubro do ano passado e aquela que era já antecipada pelos economistas ouvidos pela Bloomberg. Na comparação homóloga, a taxa era também de 12%. Na União Europeia, o valor ficou em 10,8%, também inalterado desde Outubro.

 

Havia, em Janeiro, 26.231 milhões de pessoas desempregadas na União Europeia, 19.175 milhões das quais pertencentes a países da Zona Euro.

 

Portugal lidera na comparação homóloga

 

Na comparação homóloga (Janeiro de 2014 com o mesmo mês de 2013), há uma descida da taxa de desemprego. Os 15,3% registados este ano comparam com os 17,6% alcançados um ano antes. São 2,3 pontos percentuais.


Neste aspecto, Portugal até está na linha da frente. Só a Letónia, cuja taxa desceu de 14,3% para 11,5%, apresentou uma maior quebra do desemprego que Portugal. Seguem-se Hungria, Irlanda e Lituânia. Já os maiores aumentos foram protagonizados por Chipre, Grécia, Croácia e Itália.

 

Taxa jovem em Portugal avança para 34,7%

 

Observando a variação mensal, a taxa de desemprego jovem avançou, não se mantendo inalterada como quando se analisa a taxa total. Os jovens têm sido a camada da população mais afectada pelo desemprego, numa altura de crise na Zona Euro, em que as medidas de austeridade e de consolidação orçamental tiveram um forte impacto no crescimento económico.

 

Em Janeiro, 34,7% da população activa com menos de 25 anos estava desempregada. O número representa uma subida face aos 34,4% atingidos em Dezembro de 2013. Apesar da subida, o valor fica aquém dos 34,8% alcançados em Novembro. Em Janeiro de 2013, a taxa estava em 40,3%.

 

O valor do primeiro mês de 2014 indica que 130 mil jovens com menos de 25 anos estão desempregados, mais mil do que em Dezembro.

 

A subida do desemprego jovem em Portugal compara com a estagnação da taxa em 24% em Janeiro. Na UE, a taxa passou de 23,3% para 23,4%.

 

Na Alemanha, a taxa de desemprego jovem caiu uma décima para 7,6% ao passo que, na Irlanda, a taxa avançou de 25,7% para 26%. Em Itália, a taxa passou de 41,7% para 42,4%.

 

 

(Notícia actualizada pela última vez com mais informação às 10h53)

 

 

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI