Zona Euro Dívida pública em Espanha supera o PIB pela primeira vez em quase 100 anos

Dívida pública em Espanha supera o PIB pela primeira vez em quase 100 anos

No final de Março a dívida pública em Espanha atingiu 1,095 biliões de euros. Um valor que supera 100% do PIB, o acontece pela primeira vez desde 1909.
Dívida pública em Espanha supera o PIB pela primeira vez em quase 100 anos
Bloomberg / Reuters / Getty Images
Nuno Carregueiro 18 de maio de 2016 às 10:18

A dívida pública continua a aumentar em Espanha e atingiu uma marca histórica no primeiro trimestre. Situou-se em 1,095 biliões de euros, o que equivale a mais de 100% do PIB.

De acordo com o El Pais, apesar de não serem ainda conhecidos os dados oficiais do PIB nominal no primeiro trimestre, é a primeira vez desde 1909 que esta marca é atingida.

O salto da dívida pública no mês de Março em relação a Fevereiro acelerou face ao registado nos meses anteriores. O acréscimo mensal foi de 14 mil milhões de euros, o que representa a maior subida no espaço de 18 meses, de acordo com os dados publicados no primeiro trimestre.   

O jornal espanhol assinala que em Fevereiro deste ano a dívida pública já era superior ao valor do PIB registado em 2015, mas só no primeiro trimestre terá atingido um montante acima do PIB verificado nos 12 meses terminados em Março.

Isto porque a dívida pública em Espanha está a crescer a um ritmo superior ao da economia. O PIB espanhol, de acordo com a estimativa preliminar, terá crescido 0,8% no primeiro trimestre face aos três meses anteriores.

Entre os países da Zona Euro, são vários os que apresentam uma dívida pública acima de 100% do PIB: Grécia, Itália, Portugal e Irlanda.



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI