Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Draghi: Progressos feitos nos países resgatados têm sido particularmente impressionantes

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, considerou esta quarta-feira que os progressos feitos nos países da União Europeia sob programas de resgate têm sido "particularmente impressionantes" e que o progresso na implementação de reformas tem sido extraordinário.

Lusa 27 de Fevereiro de 2013 às 18:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Num discurso feito em Munique, o líder do BCE sublinhou, no entanto, que existem limites à actuação da política monetária e que a instituição que lidera irá continuar a cumprir o mandato que lhe foi conferido.

 

"Nós não podemos reparar orçamentos desequilibrados. Nós não podemos limpar bancos em dificuldades. Nós não podemos resolver problemas profundamente enraizados na base das economias europeias", afirmou Mario Draghi.

 

Perante uma plateia alemã, de onde surgem habitualmente críticas à forma como o banco central tem atuado e o potencial impacto na inflação, Mario Draghi diz que o BCE leva "muito a sério" as preocupações sobre possíveis ameaças de aumento de inflação, apesar da liquidez do BCE "não aumentar o crédito ou o dinheiro na economia automaticamente, e assim não leva automaticamente a pressões sobre os preços na economia".

 

Sobre as reformas que estão a ser implementadas nas economias, o italiano diz que estes esforços podem ter custos sociais elevados, mas que são o caminho para uma sociedade mais justa.

 

Estes custos sociais, diz o líder do BCE, são maiores porque os benefícios dessas reformas ainda não se materializaram, mas que este é o caminho para reduzir injustiças, tais como a evasão fiscal e o propagar do desemprego jovem.

Ver comentários
Saber mais Mario Draghi BCE Europa União Europeia ajuda externa Zona Euro
Outras Notícias