Economia Economia de Espanha confirma melhor ano desde o início da crise

Economia de Espanha confirma melhor ano desde o início da crise

Desde 2007 que o ano não fechava com um crescimento do produto na ordem dos 3,2%, confirmou esta quinta-feira o instituto estatístico espanhol. A procura interna sustentou mais uma vez a recuperação económica.
Economia de Espanha confirma melhor ano desde o início da crise
Paulo Zacarias Gomes 25 de fevereiro de 2016 às 11:09

A recuperação económica no país vizinho dura há dez trimestres consecutivos e permitiu a Espanha encerrar o ano passado com o melhor exercício desde o início da crise.

De acordo com os dados estatísticos divulgados esta quinta-feira, 25 de Fevereiro, pelo instituto oficial estatístico, o produto interno bruto (PIB) espanhol cresceu 0,8% no último trimestre de 2015 – em linha com o trimestre precedente -, contribuindo para um aumento homólogo de 3,2% do produto quando considerado todo o ano.

O valor coloca a economia espanhola com um ritmo de crescimento que só encontra paralelo em finais de 2007, quando a economia progredia a uma taxa de 3,8%. E fica a meio caminho entre os 3,3% previstos pelo Governo de Mariano Rajoy e os 3,1% esperados por Bruxelas.

A contribuição líquida da procura interna para o PIB (aumento de 4,1 pontos) destacou-se nos resultados, perante uma queda verificada na procura externa de -0,6 pontos.

Os elementos da contabilidade nacional trimestral espanhola dão ainda nota do crescimento do emprego de 3% em termos anuais, significando a criação de 495 mil postos de trabalho durante 2015. As remunerações cresceram 4,3% em termos anuais.

A economia espanhola - que é o principal parceiro comercial de Portugal - deixou terreno recessivo em Outubro de 2013, depois de ter estado a perder terreno durante mais de dois anos.

Desde 20 de Dezembro, quando o Partido Popular ganhou eleições sem maioria que lhe permitisse governar no imediato, que se prolonga o impasse político no país vizinho, ainda sem novo Governo designado.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI