Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Economia irlandesa surpreende no terceiro trimestre ao crescer 1,5%

O produto interno bruto da Irlanda registou um crescimento em cadeia de 1,5% entre Julho e Setembro deste ano. Este desempenho é explicado pelo aumento do consumo público e privado e pela forte subida do investimento.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 19 de Dezembro de 2013 às 11:38
  • Partilhar artigo
  • 15
  • ...

As primeiras estimativas do instituto de estatística irlandês (Central Statistics Office, CSO) indicam que a economia do país cresceu 1,5% no terceiro trimestre, quando comparado com os três meses anteriores, e 1,7% face ao período homólogo.

 

Este desempenho superou, largamente, as estimativas dos economistas que apontavam para um crescimento de 0,6%.   

 

Estes números, conhecidos quatro dias após a Irlanda ter concluído o programa de ajustamento externo, mostram que o país teve um desempenho superior a todos os pares da Zona Euro. 

 

"A Irlanda está de volta com uma vingança", escreve o economista Anthony Baert do ING Bank. "Poucos dias após ter terminado o programa de resgate, a actividade económica do país excedeu todas as expectativas."

 

O CSO reviu ainda em alta o crescimento registado no segundo trimestre do ano (período em que a economia saiu da recessão) de 0,4% para 1%.  

 

Anthony Baert destaca que, pela primeira vez desde 2007, "todas as componentes da procura interna contribuiram positivamente para o crescimento [do PIB] e foram superiores ao registado no trimestre anterior".

 

O consumo privado cresceu 0,9% "suportado por um forte sentimento de confiança dos consumidores" e pela "queda do desemprego". O investimento aumentou 10,9% e "até os gastos públicos subiram 1,1%", destaca o economista do ING. 

 

"Este desempenho, surpreendentemente, forte da procura interna é um sinal de que a Irlanda chegou ao fim de um doloroso ajustamento económico", escreve Anthony Baert, alertando, porém, que a "consolidação orçamental vai continuar".  

 

(Notícia actualizada às 12h22)

Ver comentários
Saber mais Irlanda Enda Kenny
Outras Notícias