Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

El País retira artigo de opinião contra Alemanha

O jornal espanhol El País retirou do seu site o artigo de opinião “Alemania contra Europa”. No novo conteúdo afirma que o fez por considerar que “continha afirmações que o periódico considera inapropriadas”. O artigo estava a ser interpretado nas redes sociais como comparando Merkel com Hitler. O autor diz que não era esse o seu objectivo.

Helena Garrido Helenagarrido@negocios.pt 24 de Março de 2013 às 17:18
  • Partilhar artigo
  • 10
  • ...

O El País retirou do seu site o artigo “Alemanha contra Europa” assinado por Juan Torres López e publicado na sua edição da Andaluzia porque continha afirmações que este periódico considera inapropriadas. O El País lamenta que um erro de supervisão tenha permitido a publicado do texto. As opiniões expressas por Torres López apenas representam o autor”. São estas as palavras que se podem ler no conteúdo do link do artigo.

 

O colunista Juan Torres López, professor catedrático em economia na Universidade de Sevilha não se pronuncia sobre a decisão do El País mas diz no seu site “Ganas de escribir” lamentar que “se interprete que a tese do seu artigo é comparar a senhora Merkel com Hitler, tal como algumas pessoas estão a interpretar na rede”. Sublinhando que Merkel e Hitler não são comparáveis nem como pessoas nem nas suas políticas e nos seus efeitos, diz que não é possível concluir do seu texto que compara um com o outro. Na sua opinião, interpretar que está a comparar Merkel com Hitler “apenas serve para desviar as atenções sobre a questão de fundo“ do seu artigo que, diz, “é claramente outro”.

 

“É certo que o artigo afirma que, na minha opinião, a Alemanha declarou uma guerra económica ao resto da Europa e que comparo isso com a procura de espaço vital que levou Hitler a desencadear a guerra, mas creio que isso se deve entender como a comparação entre dois lamentáveis acontecimentos históricos ainda que com uma factura desigual, e não como a comparação entre dois líderes políticos”.

 

Nas redes sociais, especialmente no Twitter, o artigo de Juan Torres López estava a aparecer como fazendo uma comparação entre Merkel e Hitler.

Ver comentários
Saber mais El País Espanha Alemanha
Outras Notícias