Zona Euro Eslovénia falha leilão de dívida de curto prazo

Eslovénia falha leilão de dívida de curto prazo

País é apontado como o próximo na linha para receber um resgate dos seus parceiros do euro. No leilão de dívida pública realizado hoje o país conseguiu colocar apenas 56 milhões de euros, quando pretendia encaixar 100 milhões de euros.
Eslovénia falha leilão de dívida de curto prazo
Nuno Carregueiro 09 de abril de 2013 às 14:16

A Eslovénia colocou hoje no mercado 56 milhões de euros em dívida de curto prazo, quando pretendia encaixar 100 milhões de euros, gerando receios de que o país seja o próximo a recorrer à assistência financeira da União Europeia.

 

Em dívida a seis meses o país colocou 32,25 milhões de euros, pagando um juro de 1,7%, acima dos 1,5% verificados num leilão anterior. Vendeu também 23,8 milhões de euros em dívida com maturidade de 12 meses, pagando um juro de 2,99%.

 

O leilão atraiu ordens no valor de 81,7 milhões de euros, um indicador que os investidores não querem estar expostos à dívida do país do Adriático, que enfrenta uma grave crise.

 

O país está na segunda recessão desde 2009 e o sector financeiro enfrenta uma grave crise devido ao aumento do crédito malparado, que resulta sobretudo do colapso do sector da construção.

 

De acordo com a Bloomberg, as necessidades de financiamento da Eslovénia este ano totalizam 3 mil milhões de euros, sendo que até Junho chega à maturidade dívida no valor de mil milhões de euros.

 

As últimas estimativas do Governo apontam para uma queda de 1,9% do PIB este ano. O potencial de crescimento do país foi afectado pela crise e pela recessão na Zona Euro que feriram profundamente a economia eslovena - uma economia assente nas exportações – estas representam mais de três quartos do PIB – principalmente para o espaço comunitário.

 

O vice secretário-geral da OCDE, Yves Leterme, afirmou esta manhã em Liubliana que o Executivo esloveno “tem sido capaz de suprir as suas dificuldades financeiras até agora”, afastando a necessidade do país receber um resgate imediato.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI