Zona Euro Eslovénia planeia aumentar impostos e impor taxa sobre os salários

Eslovénia planeia aumentar impostos e impor taxa sobre os salários

As medidas visam ajudar o país a fazer face às necessidades de recapitalização da banca que precisa de 900 milhões de euros até Julho. O défice orçamental da Eslovénia deverá passar de 4% para 7,8%, em 2013. Bruxelas diz que ainda é cedo para saber se o país vai conseguir evitar um resgate externo.
Eslovénia planeia aumentar impostos e impor taxa sobre os salários
François Lenoir/Reuters
Rita Dias Baltazar 07 de maio de 2013 às 15:17

A Eslovénia planeia aumentar os impostos sobre as vendas e introduzir uma “taxa de crise” sobre os salários, afirmou esta segunda-feira a primeira-ministra Alenka Bratusek (na foto).

 

O défice orçamental esloveno deverá passar de 4%, valor registado em 2012, para os 7,8% este ano, em sequência das necessidades de recapitalização da banca, explicou a líder do Executivo do país. Os maiores bancos da Eslovénia precisam, até ao final de Julho, de 900 milhões de euros, segundo a agência Bloomberg que cita fonte do Governo.

 

Estabilizar a situação dos bancos é uma “prioridade” para o Executivo esloveno, uma vez que eles são “essenciais” para a recuperação da economia, afirmou Bratusek.

A Eslovénia está a preparar um programa de estabilidade que abordará os problemas que enfrenta actualmente. 
Olli Rehn
Comissário Europeu para os Assuntos Económicos

 

O pacote de medidas que a Eslovénia irá implementar está ainda em “fase de rascunho” explicou Brartusek. Um programa de reformulação e um outro de recapitalização da banca serão apresentados à Comissão Europeia e visam mostrar que o país não necessita de ajuda financeira externa.

 

Olli Rehn, garantiu na manhã desta terça-feira, 7 de Maio, que é cedo para saber se a Eslovénia conseguirá evitar o resgate. “A Eslovénia está a preparar um programa de estabilidade que abordará os problemas que enfrenta actualmente” disse o comissário europeu para os assuntos económicos e monetários, em entrevista, segundo a Bloomberg.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI