Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EUA pressionam União Europeia e Grécia para chegarem a acordo

Os EUA pressionaram a União Europeia para que seja alcançado um acordo sobre o financiamento da Grécia, alertando para "um aumento da incerteza" na Zona Euro em caso de fracasso, segundo um dirigente do Departamento do Tesouro.

Lusa 20 de Fevereiro de 2015 às 00:34
  • Partilhar artigo
  • 7
  • ...

"É importante para a Europa e para a economia mundial que se alcance um acordo", indicou um responsável do Departamento norte-americano do Tesouro, acrescentando que isso implicaria um "vigoroso" esforço "de compromisso" dos dois lados.

 

O dirigente do Governo de Barack Obama, a coberto do anonimato, vincou que "os europeus têm a capacidade de gerir estes desafios". "Se as negociações falharem, a Grécia vai sentir os efeitos económicos imediatamente" e a Zona Euro conhecer "um aumento de incerteza, tal como a economia no seu conjunto", acrescentou.

 

A mesma fonte insistiu que "isto vai acontecer no momento em que a economia da Zona Euro está fraca e enfrenta pressões deflacionistas".

 

Washington diz que segue a situação de forma "empenhada" e o secretário do Tesouro dos EUA, Jacob Lew, falou esta quinta-feira com o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, e o seu homólogo francês, Michel Sapin, informou fonte do Tesouro.

 

A disputa está cada vez mais intensa entre Atenas, que esta quinta-feira fez concessões para conseguir o prolongamento do seu financiamento internacional, e Berlim, que as considera insuficientes, deixando porém a porta aberta a um compromisso.

 

A União Europeia deu a Atenas um prazo até sexta-feira para solicitar uma extensão do programa de assistência internacional, em vigor desde 2010, que envolve uma austeridade drástica, mas que o novo governo grego recusa. 

Ver comentários
Saber mais EUA UE Grécia acordo dívida
Outras Notícias