Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ferreira do Amaral: Comissão Europeia “perdeu independência” e está “refém do poder”

João Ferreira do Amaral teceu críticas à União Europeia no dia em que foi homenageado por ocasião da sua aposentação.

Negócios 14 de Dezembro de 2012 às 20:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

“A União Europeia mudou muito, e para pior. Na altura em que ainda se chamava CEE tinha princípios importantes que garantiam uma solidez que se perdeu”, afirmou João ferreira do Amaral na cerimónia realizada no ISEG em sua homenagem.

Para o economista, um dos princípios que foi afectado foi o da igualdade. “Foi-se esfumando gradualmente o princípio da igualdade entre estados, e isso é um princípio fulcral. A Alemanha foi ganhando um peso de tal ordem que hoje se pode dizer que é a potência dominante”.

Segundo Ferreira do Amaral, o papel da Comissão Europeia “também se alterou muito”. “Perdeu independência, está hoje refém da mudança de poder ao nível da União Europeia”.

Assim, o economista considera fundamental debater papel de Portugal no seio da União. “A Europa pode ir a caminho de uma irrelevância futura. É para nós a melhor opção amarrarmo-nos a isso?”, questionou.

Sobre a economia portuguesa, Ferreira do Amaral acredita que é necessário “um choque competitivo” que “não poderá vir da desvalorização salarial”. “Esse choque deve vir de uma desvalorização cambial, não vejo outra forma”, frisou. O economista sempre se mostrou desfavorável à adesão de Portugal à moeda única.

 

Ver comentários
Saber mais Ferreira do Amaral Comissão Europeia independência poder
Mais lidas
Outras Notícias