Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Finlândia junta-se ao grupo de países do euro em recessão económica

A Finlândia é o sexto país da Zona Euro a entrar em recessão económica. O país nórdico junta-se assim a Portugal, Grécia, Espanha, Itália e Chipre, onde o PIB está em queda há, pelo menos, dois trimestres consecutivos.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 05 de Dezembro de 2012 às 14:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

A economia finlandesa contraiu, inesperadamente, no terceiro trimestre deste ano, ao cair 0,1% face aos três meses anteriores. Esta queda contrariou as previsões dos economistas contactadas pela Bloomberg, que esperavam uma expansão em torno dos 0,3%, e representa uma revisão em baixa face aos últimos dados do Eurostat de 15 Novembro. Na altura, as estimativas do Eurostat apontavam para um crescimento trimestral ligeiro de 0,3% no terceiro trimestre do ano.

A Finlândia regista assim o segundo trimestre consecutivo em queda – entre Abril e Junho tinha caído 1,1% - e entra em recessão económica. É assim o sexto país da Zona Euro (podem ser sete mas ainda não são conhecidos os dados relativos à Eslovénia no terceiro trimestre) a entrar em recessão económica no terceiro trimestre do ano (período em que o PIB da Zona Euro caiu 0,1%).  

Além dos seis países em recessão, há mais dois que viram as suas economias cair no terceiro trimestre do ano: Áustria e Holanda (0,1% e 1,1%, respectivamente).

Ver comentários
Saber mais Finlândia Zona Euro Portugal Grécia Espanha Itália Chipre
Outras Notícias