Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia repõe 13º mês aos pensionistas que recebem até 850 euros mensais

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou hoje medidas para devolver rendimentos aos pensionistas e ajudar as ilhas afectadas pela crise dos refugiados, em dia de greve geral na Grécia.   

Reuters
Negócios 08 de Dezembro de 2016 às 22:16
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Numa mensagem televisiva, o primeiro-ministro, do partido de esquerda Syriza, anunciou a reposição do 13.º mês, para os 1,6 milhões de beneficiários de pensões abaixo dos 850 euros mensais, que havia sido suprimido aquando da adopção de medidas de austeridade com vista a reduzir as despesas do Estado.

 

O governante anunciou também que vai adiar "enquanto durar a crise dos refugiados" o aumento do IVA, acordado com os credores - Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE), Mecanismo Europeu de Estabilidade e Fundo Monetário Internacional (FMI) -, nas ilhas do Egeu oriental, onde estão actualmente mais de 16.000 migrantes e refugiados.

 

As medidas anunciadas hoje terão um custo de 617 milhões de euros, estimou Tsipras, em dia de greve geral contra o reforço da austeridade, enquanto o Governo representantes dos credores negoceiam uma reforma laboral crucial para concluir a avaliação do pacote de resgate do país, com pontos de vista totalmente opostos.

 

O Governo quer restaurar os contratos colectivos de trabalho, eliminados em 2012 no âmbito do resgate da Grécia, e cujo restabelecimento foi uma das principais promessas eleitorais de Tsipras nas eleições de 2015.

 

A Grécia não aceita também as exigências dos credores de liberalizar ainda mais os despedimentos colectivos e restringir o direito à greve.

 

As instituições credoras, por seu lado, rejeitam o restabelecimento dos contratos colectivos de trabalho até que termine o actual programa de resgate ao país.

 

Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu Comissão Europeia Mecanismo Europeu de Estabilidade Fundo Monetário Internacional FMI
Mais lidas
Outras Notícias