Conjuntura Grécia cresce 0,2% no segundo trimestre

Grécia cresce 0,2% no segundo trimestre

Os dados do PIB helénico foram actualizados. Houve uma ligeira revisão em baixa dos valores. Ainda assim a economia grega cresceu, quando se previa uma contracção.
Grécia cresce 0,2% no segundo trimestre
Bloomberg
Sara Antunes 29 de agosto de 2016 às 10:23

O produto interno bruto (PIB) da Grécia cresceu 0,2% no segundo trimestre quando comparado com os três meses anteriores, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 29 de Agosto, pelo Instituto Nacional de Estatística grego.

 

Estes números representam uma revisão em baixa, face aos números inicialmente reportados pelo Eurostat, a 12 de Agosto. Naquele dia o Eurostat reportou um crescimento de 0,3% no trimestre em análise.

 

Apesar desta revisão, a Grécia surpreendeu o mercado, já que, antes de serem conhecidos quaisquer dados do PIB do segundo trimestre, os economistas previam uma contracção de 0,2%, segundo o Financial Times.

 

No primeiro trimestre o PIB helénico contraiu-se em 0,2%, o que também corresponde a uma melhoria dos dados face à informação divulgada anteriormente. A primeira leitura apontava para uma contracção da economia de 0,5%.


Em termos homólogos, a Grécia continua em contracção, tendo registado uma queda de 0,9%, o que também representa uma deterioração dos dados, já que a leitura reportada pelo Eurostat apontava para uma contracção de 0,7%.

 

A Grécia foi dos poucos países da Zona Euro que registou melhorias na evolução económica, num período marcado por um abrandamento ou estagnação da maioria das economias que partilham o euro.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI