Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia formaliza pedido de extensão do programa de resgate

Atenas vai receber uma extensão técnica de dois meses do actual programa de assistência financeira, e os parceiros do euro já se mostraram disponíveis para conceder uma linha de crédito cautelar.

Negócios 10 de Dezembro de 2014 às 11:46
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...

Atenas já formalizou o pedido de extensão técnica de dois meses do actual programa de resgate, avança a Bloomberg esta quarta-feira, 10 de Dezembro.

 

Na reunião do Eurogrupo, realizada esta segunda-feira, os parceiros do euro já haviam concordado em prolongar a ajuda à Grécia, mostrando-se também disponíveis para conceder uma linha de crédito cautelar que funcione como rede de segurança no regresso em pleno aos mercados financeiros.

 

O Eurogrupo destacou os progressos feitos por Atenas mas garantiu não ser possível a troika concluir a quinta avaliação antes do final deste ano, pelo que "terá de continuar no início de 2015".  

 

A Grécia está sob assistência financeira desde 2010, com dois empréstimos concedidos em troca de medidas de austeridade. No final deste ano, vence a parte europeia do resgate de 240 mil milhões de euros (a do FMI deve continuar até à primavera de 2016) e o Governo tem negado a necessidade de um novo programa, apesar dos receios dos parceiros europeus de que o país não se consiga financiar.

 

O parlamento grego aprovou no início desta semana o orçamento para 2015, mas os credores internacionais acreditam que há um "buraco" entre dois a três mil milhões de euros nas receitas suplementares que afastará a Grécia do cumprimento das previsões económicas. 

Ver comentários
Saber mais Atenas Bloomberg Eurogrupo Grécia FMI Governo economia negócios e finanças macroeconomia política
Outras Notícias