Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia: Há condições para chegar a acordo dentro de 10 dias

Tsipras, Merkel e Hollande estiveram reunidos mais de duas horas, "num ambiente amigável e construtivo", mas sem que este encontro tenha resultado em qualquer acordo. Atenas diz que há condições para progredir e que "nos próximos 10 dias" um acordo deverá ser selado.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 22 de Maio de 2015 às 07:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Os líderes europeus estiveram reunidos na quinta-feira, 21 de Maio, em Riga (Letónia), na Cimeira Europeia. À margem deste encontro estiveram reunidos o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente de França, François Hollande. O tema central continua a ser as negociações entre Atenas e Bruxelas, numa altura que a Grécia continua sem chegar a acordo e está a ficar sem fundos para fazer face às suas despesas.

 

No final do encontro tripartido foi emitido um comunicado conjunto onde é revelado que o encontro ocorreu "num ambiente amigável e construtivo", onde os intervenientes estiveram focados "no compromisso com sucesso do actual programa.

 

"Ficou acordado que as negociações entre o governo grego e as instituições [credoras] vão prosseguir", acrescenta a mesma fonte.

 

O Guardian revela que o encontro entre os três líderes europeus decorreu durante mais de duas horas, tendo terminado sem declarações aos jornalistas.

 

Entretanto, a publicação inglesa diz que Tsipras deverá ainda reunir-se esta sexta-feira, 22 de Maio, com Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, no final da Cimeira Europeia.

 

Já esta manhã, o porta-voz do governo grego, Gabriel Sakellaridis, afirmou em declarações à Skai TV que existem agora condições para se fechar um acordo nos próximos 10 dias.

 

"Pensamos que as condições melhoraram para [que as negociações] progridam e que nos próximos 10 dias seja selado um acordo", afirmou o responsável à estação de televisão, citado pela Reuters.

Ver comentários
Saber mais Grécia Atenas Bruxelas Alexis Tsipras Angela Merkel François Hollande Cimeira Europeia Letónia Riga Jean-Claude Juncker Gabriel Sakellaridis
Outras Notícias