Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Zona Euro em terreno positivo pelo terceiro mês

O índice de preços no consumidor na Zona Euro aumentou 0,2% em Julho, no terceiro mês consecutivo de variações positivas. Excluindo alimentação e energia, os preços subiram ao ritmo mais elevado em 15 meses.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 31 de Julho de 2015 às 10:32

A inflação da Zona Euro situou-se em terreno positivo pelo terceiro mês seguido, ao atingir 0,2% no mês de Julho, de acordo com a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Eurostat.

O índice de preços no consumidor cresceu 0,2% em Julho, igualando a taxa de crescimento registada em Julho, depois em Maio a inflação se ter situado em 0,3%.

A inflação de Julho saiu em linha com as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg e mostra que apesar de parecer afastado o cenário de deflação na Zona Euro, os preços no consumidor continuam a crescer a um ritmo muito lento.

O Banco Central Europeu avançou no início deste ano com um plano de compra de títulos de dívida para impulsionar os preços na região e impulsionar o crescimento económico, mas a inflação persiste bem abaixo da meta de 2%.

Face ao nível reduzido da inflação, o FMI disse esta semana que o BCE terá que continuar com o programa de compra de activos em 2016.


Apesar da inflação continuar em níveis reduzidos, o índice de preços no consumidor excluindo alimentação, energia, álcool e tabaco aumentou 1% em Julho, o que constituiu o ritmo mais elevado em 15 meses.

A contribuir para o crescimento mais lento do IPC geral esteve que queda de 5,6% nos preços dos bens energéticos.    

 

Ver comentários
Saber mais Zona Euro Banco Central Europeu FMI BCE inflação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio