Notícia
Inflação na Zona Euro em terreno positivo pelo terceiro mês
O índice de preços no consumidor na Zona Euro aumentou 0,2% em Julho, no terceiro mês consecutivo de variações positivas. Excluindo alimentação e energia, os preços subiram ao ritmo mais elevado em 15 meses.
A inflação da Zona Euro situou-se em terreno positivo pelo terceiro mês seguido, ao atingir 0,2% no mês de Julho, de acordo com a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Eurostat.
O índice de preços no consumidor cresceu 0,2% em Julho, igualando a taxa de crescimento registada em Julho, depois em Maio a inflação se ter situado em 0,3%.
A inflação de Julho saiu em linha com as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg e mostra que apesar de parecer afastado o cenário de deflação na Zona Euro, os preços no consumidor continuam a crescer a um ritmo muito lento.
O Banco Central Europeu avançou no início deste ano com um plano de compra de títulos de dívida para impulsionar os preços na região e impulsionar o crescimento económico, mas a inflação persiste bem abaixo da meta de 2%.
Face ao nível reduzido da inflação, o FMI disse esta semana que o BCE terá que continuar com o programa de compra de activos em 2016.
Apesar da inflação continuar em níveis reduzidos, o índice de preços no consumidor excluindo alimentação, energia, álcool e tabaco aumentou 1% em Julho, o que constituiu o ritmo mais elevado em 15 meses.
A contribuir para o crescimento mais lento do IPC geral esteve que queda de 5,6% nos preços dos bens energéticos.
Euro area annual inflation stable at 0.2% in July 2015 - flash estimate from #Eurostat http://t.co/vaIXiRlAhs
— EU_Eurostat (@EU_Eurostat) 31 julho 2015