Zona Euro Inflação na Zona Euro regressa a terreno positivo em Junho

Inflação na Zona Euro regressa a terreno positivo em Junho

Segundo a estimativa divulgada pelo Eurostat, a taxa de inflação da Zona Euro terá subido de -0,1% em Maio para 0,1% em Junho.
Inflação na Zona Euro regressa a terreno positivo em Junho
Bloomberg
Negócios 30 de junho de 2016 às 10:16

A taxa de inflação na Zona Euro terá aumentado de -0,1%, em Maio, para 0,1%, em Junho, segundo a estimativa do Eurostat publicada esta quinta-feira, 30 de Junho.

Olhando para os principais componentes da inflação na região da moeda única, os serviços deverão ter registado a maior taxa anual em Junho (1,1%, em comparação com 1% em Maio), seguidos pelos alimentos, álcool e tabaco (0,9%, estável em relação a Maio). 

Também na energia, evolução dos preços foi menos negativa este mês. A taxa passou de -8,1%, em Maio, para -6,5%, em Junho.

Os preços no consumidor subiram, assim, 0,1% em Junho em comparação com o mesmo mês do ano passado. Este foi o primeiro aumento desde Janeiro, e ficou acima do esperado pelos economistas, que antecipavam que os preços tivessem ficado inalterados.


O presidente do BCE, Mario Draghi, tem contado com uma subida lenta da inflação na segunda metade do ano, com os preços do petróleo a estabilizar e com a economia da região a recuperar de forma moderada.

Antes do referendo sobre o Brexit, Draghi expressou confiança de que o crescimento dos preços na região voltaria à meta da instituição de pouco menos de 2% num futuro "não muito distante". 


(notícia actualizada às 10:34)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI