Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Irlanda volta a crescer mais de 4% este ano

O Banco Central Irlandês (IBC, na sigla em inglês) reviu em alta o crescimento da economia irlandesa, prevendo que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 4,2% em 2015, mais 0,5 pontos do que a estimativa de Abril.  

Lusa 29 de Julho de 2015 às 12:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

Na mais recente análise trimestral, o IBC sublinha que "a sólida recuperação" da economia irlandesa se manteve no primeiro semestre deste ano, depois de registar um crescimento do PIB de 4,8% em 2014.

 

O documento salienta que as exportações foram o motor do crescimento no ano passado e que este ano "a recuperação está a ser mais equilibrada" graças à solidez dos "indicadores domésticos", como a procura interna.

 

O IBC também informou hoje que o Produto Nacional Bruto (PNB), que exclui os rendimentos das multinacionais e que para muitos peritos é um indicador económico mais fiável, crescerá 4,2% em 2015 e 3,8% em 2016.

 

O banco central irlandês refere ainda que a expansão da procura interna vai continuar a ser significativo em 2016 e que por isso o PIB poderia crescer 4,2%, mais 0,5 pontos do que o estimado em Abril.

 

Neste contexto de expansão económica, o IBC considera que estão reunidas as condições adequadas para que o mercado laboral se recupere, levando a taxa de emprego a aumentar 2,3% este ano e em 2016.

 

Com estas estimativas, o IBC prevê que a taxa de desemprego se mantenha em 9,7% este ano, mas que desça para 8,5% em 2016.

 

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Irlanda PIB crescimento Banco Central Irlandês
Mais lidas
Outras Notícias