Zona Euro Merkel avisa Chipre para não pôr à prova a paciência da troika

Merkel avisa Chipre para não pôr à prova a paciência da troika

A chanceler alemã terá defendido, numa reunião da coligação CDU/CSU, a permanência do país na Zona Euro mas alertou que o “modelo económico” do Chipre “está morto”. Já o ministro das Finanças da Alemanha avisou que o programa de ajuda “deve ser sustentável” e defendeu que é “correcto” o Chipre negociar com a Rússia.
Merkel avisa Chipre para não pôr à prova a paciência da troika
Ana Luísa Marques 22 de março de 2013 às 10:17

Segundo o "El País", que cita a agência Efe, Angela Merkel terá alertado o Chipre “para não colocar à prova a paciência da troika”. As declarações da chanceler terão sido proferidas ontem durante uma reunião da coligação CDU/CSU e ocorrem numa altura em que o Chipre tentar chegar a um entendimento sobre o plano de resgate ao país.

 

Depois de ter rejeitado a polémica taxa sobre os depósitos bancários, o parlamento cipriota deverá votar ainda hoje um plano B, que funde os dois maiores bancos do país, criando um “banco bom”, com os depósitos até 100 mil euros – os únicos que serão garantidos – e um “banco tóxico” com os depósitos acima deste valor.

 

Apesar de ainda não serem conhecidos detalhes, a agência de notícias espanhola Efe adianta que este "plano B" inclui a criação de um Fundo de Investimento, a criação de um banco 'bom' e outro 'mau' e a introdução de uma taxa extraordinária sobre depósitos (não especificada) acima de 100 mil euros, valor que coincide com o limiar europeu de garantia de depósitos.

 

Ainda segundo o jornal espanhol, Merkel terá defendido a permanência do país na Zona Euro mas avisou que o “modelo económico do país está morto”.

 

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, afirmou que este momento é "crítico" para o Chipre e alertou que o plano de resgate do país deve ser "sustentável". O responsável admitiu que o Eurogrupo pode reunir-se no dia 24 de Março para debater a situação no Chipre.

 

(Notícia actualizada às 10h38 com declarações de Wolfgang Schäuble)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI