Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel e Hollande querem “taxa Tobin” antes das eleições europeias

A Taxa sobre as Transacções Financeiras (TTF) foi tema da cimeira franco-alemã, em Paris. Merkel diz que “definimos passos concretos [sobre a TTF] pela primeira vez”. Hollande diz que prefere “um imposto imperfeito do que nenhum imposto”.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 19 de Fevereiro de 2014 às 15:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

A Taxa sobre as Transacções Financeiras (TTF), conhecida também pela “Taxa Tobin”, deverá avançar antes das eleições europeias agendadas para 25 de Maio, adiantaram Angela Merkel e François Hollande em conferência de imprensa conjunta após um encontro dos dois líderes em Paris.

 

“Definimos passos concretos [sobre a TTF] pela primeira vez”, afirmou a chanceler alemã, citada pela Bloomberg, sem adiantar o modelo que deverá ser seguido. Os ministros das Finanças vão elaborar um plano para a aplicação da taxa antes das eleições europeias de Maio, “o que é algo significativo”, indicou Merkel.

 

“Seria um sinal importante” a enviar aos cidadãos europeus, afirmou Merkel, referindo-se à aprovação de um modelo de introdução da taxa antes das eleições europeias.

 

François Hollande, o Presidente francês, acrescentou: “prefiro um imposto imperfeito a nenhum imposto”, questionado sobre a eficácia e sobre a aplicação do imposto, que tem sido alvo de muita controvérsia desde que foi apresentado pela Comissão Europeia, em 2011.

 

A Taxa sobre as Transacções Financeiras tem vindo, nos últimos anos, a ser discutida pelos 11 países que integram a “cooperação reforçada” que decidiu avançar com a taxa. Entre os países da União Europeia que mais tem combatido esta proposta da Comissão Europeia está o Reino Unido.

Ver comentários
Saber mais Taxa Tobin Angela Merkel François Hollande
Mais lidas
Outras Notícias