Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel: Valor do terceiro resgate à Grécia só será "conhecido em meados de 2014"

Numa entrevista ao canal de televisão Sat.1, a chanceler alemã admitiu a necessidade de um terceiro resgate à Grécia, referindo que, para já, não é possível avançar um montante.

Bloomberg
Rita Faria afaria@negocios.pt 21 de Agosto de 2013 às 15:24
  • Partilhar artigo
  • 11
  • ...

A chanceler alemã admite que a Grécia poderá precisar de um terceiro resgate, mas escusa-se a avançar, para já, o montante que poderá estar implicado. Esse só deverá ser conhecido em meados de 2014.

 

“Não posso dizer hoje o valor que poderá ser necessário. Não posso definir nem confirmar um valor. Só seremos capazes de o fazer em meados do próximo ano”, disse Angela Merkel numa entrevista ao canal de televisão Sat.1. Até ao momento só foram tornadas públicas algumas citações da chanceler alemã, uma vez que a entrevista só será transmitida esta noite, às 23h15 de Berlim (22h15, na hora de Lisboa).

 

Angela Merkel refere ainda que Atenas fez progressos, e que não espera outra reestruturação da dívida grega.

 

No mesmo sentido vão as declarações do membro do conselho executivo do banco Central Europeu (BCE), Joerg Asmussen, que está de visita a Atenas. Esta quarta-feira disse aos jornalistas que o Eurogrupo está comprometido em ajudar o país. No entanto, garantiu que um terceiro pacote de ajuda ainda não esteve em discussão.

 

Asmussen acrescentou que a Grécia assiste neste momento aos primeiros sinais de estabilização, mas o desemprego ainda está em níveis inaceitáveis, pelo que Atenas deverá prosseguir com as reformas estruturais.

 

Estas declarações surgem um dia depois de o ministro das Finanças alemão admitir que a Grécia vai precisar de um terceiro resgate. “Haverá, mais uma vez, um programa de ajuda à Grécia”. Foram as palavras proferidas na terça-feira por Wolfgang Schäuble que, sem deixar margem para dúvidas, admitiu que Atenas precisa de um terceiro pacote de ajuda para garantir a sustentabilidade da dívida pública.

 

No total, a Grécia já recebeu dois resgates no valor de 240 mil milhões de euros: um em 2010 no valor de 110 mil milhões e um segundo em 2011 no valor de 130 mil milhões.

Ver comentários
Saber mais Merkel Grécia resgate ajuda externa
Outras Notícias