Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel garante que a Alemanha "não procura hegemonia"

A chanceler alemã, Angela Merkel, rejeitou hoje a ideia de que a Alemanha procura "hegemonia" na União Europeia e apelou à busca de consenso entre os parceiros.

Bloomberg
Lusa 22 de Abril de 2013 às 15:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...

Merkel disse que a Alemanha procura sempre tomar decisões conjuntas com a França assim como com os outros 27 membros da União Europeia.

 

"A Alemanha (...) desempenha por vezes um papel complicado porque nós somos a maior economia -- não somos a mais rica mas somos a maior", disse Merkel durante a apresentação de um livro em Berlim em que esteve presente Donal Tusk, primeiro-ministro polaco.

 

Merkel sublinhou que a "Alemanha atua sempre em conjunto com os outros" e que é completamente "alheia à hegemonia".

 

A chanceler alemã disse também que a Europa precisa de uma cooperação mais estreita para enfrentar a "dura competição global" e evitar o "declínio", referindo-se à experiência que viveu na antiga Alemanha de Leste.

 

"Reparem, eu vivi o colapso de um país: a RDA", disse Merkel referindo-se à República Democrática Alemã.

 

"O sistema económico sob a influência da União Soviética falhou e o que eu realmente não quero é ficar a ver de olhos abertos a Europa a deslizar. Seria absurdo, todos temos qualidades".

Manifestantes na Grécia, Espanha, Chipre e Portugal acusam Merkel de impor medidas de austeridade que estão a colapsar o crescimento económico e a aumentar o desemprego.

Ver comentários
Saber mais Merkel Europa
Outras Notícias