Zona Euro O debate no Parlamento Europeu que opôs Tsipras ao ex-primeiro-ministro belga

O debate no Parlamento Europeu que opôs Tsipras ao ex-primeiro-ministro belga

A eloquência com que Guy Verhofstadt, ex-primeiro-ministro belga e eurodeputado, abordou Alexis Tsipras na ida ao Parlamento Europeu, na quarta-feira, 8 de Julho. E atirou com o que diz ser a falta de propostas concretas da Grécia. Tsipras respondeu: sim é verdade que temos passado mais tempo a negociar do que a governar. Veja o aceso debate.
A carregar o vídeo ...
Negócios 11 de julho de 2015 às 09:00

Na quarta-feira, 8 de Julho, Alexis Tsipras acedeu a ir ao Parlamento Europeu ouvir e responder aos eurodeputados.

O debate mais aceso foi travado com o ex-primeiro-belga Guy Verhofstadt, que pediu propostas concretas ao primeiro-ministro grego.

"Estou chateado porque está sempre a falar de reformas, mas nunca vemos propostas concretas para essas reformas", disse a Tsipras.

Verhofstadt começou a sua declaração dizendo ter gostado de ver Alexis Tsipras no Parlamento, mostrando que não tem medo da instituição. Para este eurodeputado a Grécia está a caminhar para a saída do euro. Alexis Tsipras respondeu que de facto nestes cinco meses não tem conseguido governar, só negociar.

O eurodeputado pediu a Tsipras cinco medidas: não usar o sistema a seu favor, diminuir a administração pública, privatizar a banca que ainda é pública, liberalizar o acesso a profissões e acabar com privilégios aos armadores, militares, à Igreja ortodoxa, às ilhas e aos partidos políticos, incluindo ao Syriza, disse.

Alexis Tsipras respondeu, dizendo que o que está em jogo não é o futuro da Grécia, mas o da União Europeia e da Zona Euro. "Precisamos da vissa ajuda para mudar a Grécia", declarou, lembrando que o maior perdão de dívida alguma vez feito na Europa foi à Alemanha.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI