Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Parte da ajuda do novo programa grego será concedida através do orçamento da UE

O terceiro programa de ajuda, referido na terça-feira pelo próprio ministro das Finanças alemão, deverá ser financiado parcialmente pelo orçamento da União Europeia, de acordo com o “Sueddeutsche Zeitung”, que não revela onde obteve a informação.

Negócios 21 de Agosto de 2013 às 08:44
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

“Haverá, mais uma vez, um programa de ajuda à Grécia”. O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, afirmou pela primeira vez – e sem deixar margem para dúvidas – que a Grécia vai precisar de um terceiro pacote de ajuda para garantir a sustentabilidade da sua dívida pública.

 

“Há muito tempo que se fala sobre isto [terceiro pacote de ajuda]. O Bundestang já falou sobre isto”, disse Wolfgang Schäuble na terça-feira. Wolfgang Schäuble fez questão de deixar claro que este novo pacote de ajuda não implica um perdão de dívida - à semelhança do que aconteceu no segundo resgate. Este caso foi “único” e não será repetido mesmo que a situação económica do país permaneça difícil, garantiu o responsável pela pasta das Finanças.

 

Hoje a publicação alemã revela que este programa de ajuda será financiado parcialmente pelo orçamento da União Europeia, sendo que a Grécia poderá receber ajuda financeira adicional através dos fundos estruturais europeus.

 

O jornal adianta, citado pela Bloomberg, que as transferências para a Grécia do orçamento da UE será a única opção caso se queira evitar um aumento do endividamento de Atenas.

 

Além disso, o terceiro pacote financeiro terá uma dimensão significativamente mais pequena, segundo a mesma fonte, e imposição de condições menos severas devido à implementação do que está já acordado com a troika.

Ver comentários
Saber mais Wolfgang Schäuble Grécia Alemanha Zona Euro ajuda externa Europa União Europeia
Outras Notícias