Zona Euro Pep Guardiola concorre a deputado pelos independentistas catalães

Pep Guardiola concorre a deputado pelos independentistas catalães

O antigo jogador do barça e actual treinador do Bayern de Munique quer dar mais um sinal do seu apoio à causa pela independência da Catalunha, avança o jornal El País.
Pep Guardiola concorre a deputado pelos independentistas catalães
Getty Images
Negócios 20 de julho de 2015 às 11:28

Não faz tenções de ser deputado nem quer envolver-se activamente na política, mas, aos 44 anos, Pep Guardiola figurará como candidato pelas listas da Convergencia Democrática (CDC) y Esquerra Republicana, nas próximas eleições de 27 de Setembro. Objectivo: dar um sinal inequívoco do seu apoio ao processo de independência da Catalunha.


Guardiola está por estes dias com a sua equipa na China, e, segundo o El País, já frisou que não quer ocupar qualquer cargo político. Contudo, pretende dar mais um sinal da sua defesa da soberania catalã, razão pela qual será o último na lista de deputados da coligação independentista.

A simpatia de Guardiola pela independência da Catalunha é do domínio público em Espanha. O El País recorda que o antigo futebolista é sócio da Assembleia Nacional Catalã e da Òmnium cultural, uma associação que promove o uso do catalão, e em Novembro passado deslocou-se a Barcelona para participar no referendo simbólico levado a cabo. Mas a sua inclusão nas listas ao parlamento acaba por ser uma novidade, e um dos trunfos da coligação entre as duas formações da Convergencia Democrática (CDC) e da Esquerra Republicana, que esta segunda-feira farão a formalização pública da sua aliança eleitoral. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI