Zona Euro Portugal é o quinto país da UE onde trabalhadores em regime de “part-time” querem trabalhar mais

Portugal é o quinto país da UE onde trabalhadores em regime de “part-time” querem trabalhar mais

No total, os trabalhadores com um emprego em regime de tempo parcial correspondiam a 13,2% no último ano. Existam ainda 232 mil pessoas economicamente inactivas que não estavam à procura de emprego.
Portugal é o quinto país da UE onde trabalhadores em regime de “part-time” querem trabalhar mais
Inês Balreira 19 de abril de 2013 às 11:45

Em 2012, 42,8% dos trabalhadores portugueses com um emprego em regime de tempo parcial desejavam trabalhar mais. Portugal é o quinto país da União Europeia onde os trabalhadores com este regime de trabalho desejavam trabalhar mais horas, superado apenas pela Grécia, Espanha, Letónia e Chipre, revela um inquérito do Eurostat divulgado esta sexta-feira.

 

Considerando todos os empregados do país no último ano, os trabalhadores em “part-time” representavam 13,2% do total.

 

Olhando para os números a nível europeu, em 2012 existam 43 milhões de trabalhadores em regime parcial, dos quais 21,4%, em média, estavam aptos e desejavam trabalhar mais horas.

 

Desde o início da crise económica, a proporção de trabalhadores, a nível europeu, em regime de “part-time”, que está apta e deseja trabalhar mais tem aumentado gradualmente. Em 2008, os trabalhadores nesta situação ascendiam aos 18,5%, em 2011 aos 20,5% e em 2012 aos 21,4%.

 

No último ano, o número de indivíduos economicamente inactivos, com idades compreendidas entre os 17 e 74 anos, que estava à procura de trabalho ascendia aos 2,3 milhões. Já os economicamente inactivos que não estavam à procura de emprego fixava-se nos 8.8 milhões de pessoas ao nível da Europa a 27. Juntos, estes dois grupos constituem uma potencial força laboral de 11,0 milhões de pessoas.

 

No que concerne a Portugal, no último ano existam 232 mil pessoas economicamente não activas que não estavam à procura de trabalho, segundo os dados do Eurostat.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI