Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é o terceiro país do euro com maior dívida mas foi o terceiro que mais a reduziu

Portugal terminou o primeiro trimestre do ano com uma dívida que corresponde a 129,6% do PIB. Este é o terceiro valor mais elevado entre os 19 estados-membros que compõem a Zona Euro. Mas foi também o terceiro país da região que mais reduziu este valor. Grécia foi o país que mais reduziu o seu endividamento.

Bloomberg
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 22 de Julho de 2015 às 10:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • 26
  • ...

A dívida dos países da Zona Euro aumentou, no primeiro trimestre deste ano, para 92,9% do produto interno bruto (PIB), de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat esta quarta-feira, 22 de Julho. Há um ano a dívida dos países do euro correspondia a 91,9% do PIB dos países e nos últimos três meses do ano passado era de 92,0%.

 

Na União Europeia o endividamento atingiu os 88,2% nos três meses terminados em Março. Nos três meses anteriores tinha-se fixado nos 86,9% e há um ano nos 86,2%.

 

Por países, o mais endividado é a Grécia, com uma dívida equivalente a 168,8% do PIB, seguida por Itália, que voltou a aumentar o endividamento para 135,1% do PIB. Em terceiro lugar surge Portugal, com 129,6%. Do lado oposto está a Estónia (10,5%), o Luxemburgo (21,6%) e a Bulgária (29,6%).

 

A Grécia foi o país que mais reduziu o seu endividamento em pontos percentuais no último ano. Atenas reduziu em 5,5 pontos o rácio de endividamento. Letónia foi o segundo país da Zona Euro que maior redução fez (3,7 pontos) e Portugal o terceiro (3,6 pontos). Fora da Zona Euro a Hungria conseguiu uma descida maior que Portugal e Letónia (4,7 pontos).

 

O único país que não tem dados é a Irlanda.

Ver comentários
Saber mais dívida endividamento Eurostat União Europeia Zona Euro
Mais lidas
Outras Notícias