Zona Euro Presidente francês felicita Alexis Tsipras pela vitória na Grécia

Presidente francês felicita Alexis Tsipras pela vitória na Grécia

O Presidente da França, François Hollande, felicitou, esta noite, Alexis Tsipras pela sua vitória nas eleições gerais na Grécia e sublinhou a sua intenção de manter a "estreita cooperação" entre Paris e Atenas.
Presidente francês felicita Alexis Tsipras pela vitória na Grécia
Bloomberg
Lusa 26 de janeiro de 2015 às 07:29

Em comunicado, difundido pelo Palácio do Eliseu, Hollande recordou a amizade que une a França e a Grécia e manifestou vontade de continuar essa cooperação "ao serviço do crescimento e da estabilidade da zona euro".

 

O chefe de Estado francês também expressou o desejo de que a continuidade dessa relação bilateral se leve a cabo tendo em conta "o espírito de progresso, solidariedade e responsabilidade", um conjunto de valores que, como frisou, é partilhado pelas duas nações.

 

O partido anti-austeridade Syriza, liderado por Alexis Tsipras, obteve uma clara vitória nas eleições gerais realizadas este domingo na Grécia.

 

Quando estavam contados 95% dos boletins de voto, encontrava-se a dois deputados de conseguir a maioria absoluta.

 

De acordo com os dados disponíveis na página na Internet do Ministério do Interior da Grécia, às 03:11 (01:11 de Lisboa), o Syriza, com 36,37% dos votos, elegia 149 deputados, menos dois do que os 151 necessários para conquistar a maioria absoluta.

 

Os conservadores da Nova Democracia, actualmente no poder, registavam 27,81%, o que corresponde a 76 deputados. O terceiro partido mais votado foi o neonazi Aurora Dourada, com 6,29% e 17 deputados.

 

Segue-se o partido centro-esquerda To Potami (O Rio), com 6,04% dos votos e 17 deputados.

 

Depois surgem os comunistas do KKE, com 5,49% e 15 deputados, os Gregos Independentes (direita nacionalista), com 4,73% dos votos e 13 deputados e os socialistas do Pasok, com 4,66% dos votos e 13 deputados.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI