Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Reunião extraordinária do Eurogrupo na sexta-feira sobre resgate ao Chipre

Os ministros das Finanças da Zona Euro vão realizar uma reunião extraordinária na próxima sexta-feira consagrada à assistência financeira solicitada pelo Chipre, anunciou hoje o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

Lusa 13 de Março de 2013 às 12:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Numa curta mensagem divulgada ao final da manhã de hoje, o líder do Eurogrupo indicou somente que "na sexta-feira, às 17h00 (16h00 de Lisboa), haverá um Eurogrupo extraordinário sobre o Chipre".

 

O encontro terá então lugar a seguir à conclusão da cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que se celebra entre quinta e sexta-feira (havendo lugar também a um encontro dos 17 líderes dos países do euro na noite de quinta).

 

Nicósia solicitou em Junho passado ajuda financeira à UE e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), sobretudo destinada ao sector bancário, mas as negociações arrastaram-se também devido à realização de eleições presidenciais em Chipre, tendo sido relançadas após a recente eleição do conservador Nikos Anastasiades, que se estreará na quinta-feira num Conselho Europeu.

 

O Chipre estima precisar de uma verba a rondar os 17,5 mil milhões de euros, o equivalente ao seu Produto Interno Bruto, o que suscita preocupação sobre a sustentabilidade da sua dívida.

Ver comentários
Saber mais Eurogrupo Chipre Jeroen Dijsselbloem
Mais lidas
Outras Notícias