Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Schäuble poderá assinar um acordo para a criação de fundo de apoio ao investimento na Grécia

Durante a visita desta quinta-feira à capital helénica, o ministro das Finanças alemão poderá assinar um acordo para a criação de um fundo de investimento na Grécia, que será financiado em parte pelo banco de desenvolvimento alemão, KfW.

Inês Balreira inesbalreira@negocios.pt 15 de Julho de 2013 às 14:00
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...

O fundo de apoio ao investimento, que se deverá chamar “Instituição para o Crescimento na Grécia”, vai ter um capital inicial de 500 milhões de euros. Da quantia inicial, 350 milhões serão injectados pelos fundos estruturais da União Europeia e pelo programa de investimento público grego, refere o jornal helénico “Kathimerini”.

 

O restante capital será fornecido pelo KfW e pelo Banco Europeu de Investimento, sendo que deste valor remanescente, o banco alemão deverá entrar com 100 milhões, uma vez que uma quantia maior necessitaria da aprovação do parlamento germânico.

 

Segundo refere o jornal grego, o Governo de Atenas deverá também abordar a França, através do seu grupo de investimento estatal, o Caisse des Dépôts et Consignations, e várias organizações de caridade, como as Fundações Niarchos ou Onassis, para que se tornem accionistas do fundo, que tem como principal objectivo promover o investimento na economia que está em recessão há vários anos.

 

Caso o acordo seja firmado com sucesso poderá ser um passo para Schäuble restabelecer uma boa relação com o Governo grego. Recorde-se que em Setembro de 2011, o ministro alemão das Finanças chegou a admitir a possibilidade da Grécia sair do Euro e criticou fortemente o País, por não estar a cumprir com os seus compromissos.

Ver comentários
Saber mais Schaeuble Alemanha Grécia Atenas KfW
Outras Notícias