Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Troika regressa a Atenas só depois da reunião do Eurogrupo

Comissão Europeia vê progressos nas negociações com as autoridades gregas sobre o programa de ajuste económico mas confirmou hoje que os especialistas da troika não preveem voltar a Atenas antes da próxima reunião do Eurogrupo.

Lusa 30 de Novembro de 2013 às 19:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

“As equipas vão voltar a Atenas no devido momento mas não se espera que o regresso ocorra antes da reunião do Eurogrupo de 09 de dezembro”, disse o porta-voz da Comissão Europeia para a área económica, Simon O’Connor.

 

Inicialmente estava previsto que a troika, constituída pela União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, voltasse à capital grega na segunda-feira para fechar a revisão do programa de ajustes, mas ainda se mantêm divergências sobre as medidas fiscais.

 

De acordo com Bruxelas, “as discussões continuam sobre a série de políticas que poderiam ser a base para concluir, de forma positiva, a atual revisão do programa de ajuste económico grego”.

 

“Estão a fazer-se progressos, mas continuam a existir assuntos em aberto e que requerem mais trabalho”, indicou O’Connor, acrescentando que os contactos com as autoridades gregas vão continuar.

 

Esta ronda de negociações, de que depende a concessão das novas tranches do resgate, começou em setembro, foi interrompida poucas semanas depois de ter começado e foi retomada em novembro tendo os enviados da troika abandonado Atenas 15 dias depois.

 

Entre o Executivo da Grécia e a “troika” existe uma série de divergências sobre a forma como solucionar o buraco orçamental do próximo ano que se calcula em 1.200 milhões de euros, já que Atenas nega novos cortes nos salários e nas pensões.

Ver comentários
Saber mais Atenas Eurogrupo porta-voz da Comissão Europeia Simon O’Connor União Europeia Grécia troika
Mais lidas
Outras Notícias