Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

80% dos economistas europeus pensa que Portugal vai evitar incumprimento

Dois terços dos inquiridos numa sondagem da BBC World Service acredita que haverá pelo menos um "default" nacional na Zona Euro. A maior parte aponta a Grécia. No entanto, a Zona Euro permanecerá intacta.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 28 de Março de 2011 às 14:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...
A Grécia deverá entrar em incumprimento do pagamento da sua dívida soberana mas o euro vai manter-se na sua forma actual. Estas são as duas principais conclusões de uma sondagem que a BBC World Service levou a cabo a 38 economistas, em que sete respostas indicam que Portugal também não vai evitar o incumprimento.

Das 38 respostas obtidas, 25 indicam a ocorrência de, pelo menos, um país em incumprimento. Destes, todos eles afirmam que a Grécia não vai conseguir cumprir o serviço da sua dívida. 14 esperam que a Irlanda também não consiga evitar o “default”, e metade deste número espera que o mesmo aconteça com Portugal.

A Grécia recebeu, em 2010, um resgate financeiro da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, ao que se seguiu a Irlanda no final do mesmo ano. Portugal parece ser o próximo, uma quase certeza que se intensificou com a demissão do Governo de José Sócrates.

Gabriel Stein, da Lombard Street Research, um dos economistas que respondeu ao inquérito, apontou a razão para o incumprimento da Grécia com a impossibilidade de esta nação “atingir as metas orçamentais e de crescimento necessárias”.

Apenas dois economistas indicam que a Itália pode não conseguir pagar a totalidade das suas dívidas, e um aponta a Espanha. Com os problemas que se sentem nos países periféricos, há investidores que defendem que o euro poderá sair danificado. No entanto, a maioria das respostas revela que a Zona Euro vai permanecer na sua forma actual, sem sofrer qualquer modificação.

Ver comentários
Saber mais sondagem default incumprimento Portugal Grécia Irlanda
Mais lidas
Outras Notícias