Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE comprou hoje obrigações portuguesas e gregas

Banco Central Europeu (BCE) terá comprado obrigações portuguesas e gregas, de acordo com a Bloomberg que cita fontes ligadas à negociações destes activos.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 17 de Novembro de 2010 às 14:22
  • Partilhar artigo
  • 7
  • ...
Banco Central Europeu (BCE) terá comprado obrigações portuguesas e gregas, de acordo com a Bloomberg.

A dívida adquirida pelo BCE terá maturidade até 10 anos, revelou uma das fontes que não quis ser identificada. O montante em causa não foi revelado, mas terá contribuído para a queda das taxas de juro das obrigações portuguesas, que ainda chegaram a subir, mas que inverteram a tendência.

A autoridade monetária terá assim comprado dívida de Portugal e da Grécia. Nenhuma das fontes contactadas pela Bloomberg observou a compra de dívida irlandesa.

A agência de informação norte-americana contactou o BCE, mas ninguém quis comentar.

A taxa de juro da dívida portuguesa a 10 anos recusa 5,7 pontos base para 6,708%, tendo chegado a subir hoje para 6,813%. A “yield” da dívida a cinco anos está a descer 10,8 pontos base para 5,578%, tendo tocado nos 5,731%.

Só no prazo mais curto, a dois anos, a tendência é de subida. Os juros das obrigações a dois anos sobem 17,5 pontos base para 4,380%, uma evolução que reflecte a incerteza em relação à Irlanda e à ajuda da CE, FMI e BCE ao país.

Já a dívida grega está a descer 45,2 pontos base para 10,84%, no prazo de dois anos, depois de ontem ter disparado mais de 54 pontos base devido aos receios de que a Áustria pudesse bloquear a ajuda ao país, que receberá a próxima tranche em Janeiro.

Os juros da dívida grega a cinco anos está a descer 16,3 pontos base para 12,351%, enquanto a dívida a 10 anos está a subir 3,6 pontos base para 11,655%.

Ver comentários
Outras Notícias