Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE não compra dívida soberana há nove semanas

Há nove semanas consecutivas que o BCE não vai ao mercado secundário "socorrer" os países do euro mais acossados pelos investidores.

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 30 de Maio de 2011 às 15:20
  • Partilhar artigo
  • ...
Depois de ter gasto mais de 75 mil milhões de euros na compra de dívida dos países periféricos para tentar – sem sucesso – travar a subida das taxas de juro, o Banco Central Europeu (BCE) parece ter fechado de vez esta “torneira”.

Pela nona semana consecutiva, a autoridade monetária do euro anunciou que não fez qualquer compra de títulos soberanos no mercado secundário, não obstante as taxas de juro gregas, irlandesas e portuguesas continuarem em alta.

Em Maio do ano passado, o BCE havia lançado um programa especial de compra de títulos de dívida para complementar a ajuda externa à Grécia e evitar que outros países seguissem o seu destino.

A decisão foi então muito controversa (em Frankfurt e não só) e não surtiu os efeitos desejados: um ano depois, Irlanda e Portugal também já pediram ajuda externa e, ainda assim, as taxas de juro continuam sem dar sinais de estabilização, sugerindo a probabilidade de a ajuda externa ser seguida de algum tipo de reestruturação de dívida, em especial no caso grego.
Ver comentários
Saber mais BCE nove semanas mercado secundário compra de dívida
Outras Notícias