Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Carlos Costa: É preciso encontrar “consenso para o novo modelo económico”

Governador do Banco de Portugal disse esta tarde que é fundamental trabalhar o social, e encontrar um consenso alargado para o novo modelo de desenvolvimento económico.

Rita Faria afaria@negocios.pt 14 de Dezembro de 2012 às 20:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Carlos Costa acredita que o grande desafio com que Portugal se vê confrontado é a necessidade de encontrar um consenso para “um novo modelo de desenvolvimento económico”.

"O grande desafio que se coloca à sociedade portuguesa consiste em gerar um consenso social e político sobre um novo modelo de desenvolvimento económico que se revele sustentado", afirmou o governador do Banco de Portugal, durante a cerimónia de homenagem a Ferreira do Amaral, no ISEG.

Carlos Costa explicou que o novo consenso “terá que ter como ponto de partida a internalização das restrições que decorrem da globalização e da integração europeia, da evolução demográfica e da necessidade de repor, de forma sustentável, os grandes equilíbrios macroeconómicos da economia portuguesa”. E acrescentou: “A crise que enfrentamos e a restrição de financiamento que lhe está associada não nos permitem continuar a adiar esta reflexão, que se pretende abrangente e informada”.

"Não há consensos possíveis com convicções voláteis", prosseguiu o governador. "A primeira questão é ter um bom diagnóstico da situação. Senão, como qualquer doente, julgamos que o problema é a dor de cabeça - e não é, abrange dimensões de funcionamento do corpo económico que vão para além do epifenómeno."

Para Carlos Costa, “tem de haver consenso”, porque “se o social não for trabalhado, eles vingam-se”. “E a vingança é a inutilidade do esforço”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Carlos Costa consenso modelo económico
Mais lidas
Outras Notícias