Finanças Públicas Dívida mundial sobe para 325% do PIB

Dívida mundial sobe para 325% do PIB

O aumento do endividamento público e da China explica o forte aumento registado nos primeiros nove meses do ano.  
Dívida mundial sobe para 325% do PIB
Reuters
Negócios 04 de janeiro de 2017 às 18:28

A dívida pública e privada atingiu 217 biliões de dólares em Setembro de 2016, o que corresponde a 325% do PIB mundial, de acordo com os números do Institute for International Finance, citados pela Reuters.

 

O aumento registado nos primeiros nove meses do ano foi de 11 biliões de euros, com o crescimento da dívida soberana a ser a principal responsável pelo acréscimo.

 

Por geografias, o aumento mais forte foi sentido nas economias emergentes, onde a emissão de dívida publica e empréstimos sindicados mais do que triplicou o registado em 2015. A China destaca-se com a emissão de 710 mil milhões de dólares.

 

De acordo com o IIF, o recente aumento dos custos de financiamento, na ressaca da vitória de Donald Trump nas eleições nos Estados Unidos, representa um "desafio para os emissores de dívida", sendo que a perspectiva de adopção de uma política mais proteccionista também pode ter impacto nos fluxos de capital".

 

"Além disso, tendo em conta a importância da City de Londres na emissão de títulos de dívida e derivados, as crescentes incertezas em relação à efectivação e timing do Brexit podem representar riscos adicionais que incluem custos de financiamento e cobertura de riscos mais elevados", acrescenta o IIF.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI