Finanças Públicas Dívida pública atinge novo recorde em Maio

Dívida pública atinge novo recorde em Maio

A dívida pública em Portugal atingiu 237,6 mil milhões de euros em Maio, o que traduz um novo máximo. No espaço de três meses o endividamento público aumentou mais de 6 mil milhões de euros.  
Dívida pública atinge novo recorde em Maio
Miguel Baltazar
Nuno Carregueiro 01 de julho de 2016 às 11:49

A dívida pública em Portugal está a subir há três meses consecutivos e atingiu em Maio um novo recorde. Chegou aos 237,6 mil milhões de euros, um aumento face a Abril de 1,6 mil milhões de euros que o Banco de Portugal justifica com "emissões líquidas positivas de títulos".

 

Maio foi o mês em que o Governo lançou um novo produto de dívida para o retalho, as Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), o que contribuiu para o agravamento do endividamento público. Este novo instumento captou 800 milhões de euros.

 

Face aos 231,6 mil milhões de euros registados em Fevereiro, o aumento verificado em três meses é já superior a 6 mil milhões de euros, o que justifica o valor recorde. A dívida pública medida em função do PIB (o Banco de Portugal só divulga estes dados para os meses de final de trimestre) não estará em recorde. Atingiu 128,9% do PIB em Março, abaixo dos 130,2% do terceiro trimestre do ano passado.

Comparando com Maio do ano passado, o endividamento público aumentou em mais de 6,5 mil milhões de euros.

 

Cofres mais cheios

 

Apesar de estar em clara trajectória de alta, uma fatia do aumento mais recente do endividamento público deve-se ao crescimento dos depósitos da administração pública, o que está relacionado com a captação de poupança junto das famílias.

 

O montante em numerário e depósitos atingiu 20,2 mil milhões de euros, o valor mais elevado dos últimos meses e que traduz um crescimento de 500 milhões de euros face a Abril. O Banco de Portugal dá conta que só em depósitos o aumento de Maio foi de 2,1 mil milhões de euros.

 

Assim, a dívida líquida de depósitos da administração central até recuou em Maio, ao atingir 219,2 mil milhões de euros. Um valor que compara com 219,7 mil milhões de euros registados em Abril. 


Como se pode constatar no gráfico do Banco de Portugal, o valor da dívida pública superou o anterior pico atingido no final de 2014:

(notícia actualizada às 12:10 com mais informação)




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI