Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida pública aumenta mais de 8,5 mil milhões até Junho

A dívida pública portuguesa voltou a aumentar, em Junho, atingindo um novo máximo. Nos primeiros seis meses do ano a dívida aumentou em 8.674 milhões de euros.

Miguel Baltazar
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 01 de Agosto de 2016 às 12:02
  • Assine já 1€/1 mês
  • 154
  • ...

A dívida pública, na óptica de Maastricht, ascendeu a 240.019 milhões de euros, em Junho, segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 1 de Agosto, pelo Banco de Portugal. Este valor corresponde a um novo máximo histórico. O endividamento público aumentou assim pelo quarto mês consecutivo.

 

O valor registado em Junho representa um aumento de 3,75%, ou 8.674 milhões de euros, face ao nível observado no final do ano passado.

 

Quando comparado com o mês anterior, o aumento é de 1%, ou 2.402 milhões de euros.

 

Os dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal ainda não revelam o valor da dívida em percentagem do produto interno bruto (PIB). O último dado existente nesta métrica é o de Março, altura em que representava 128,9% do PIB e se situava nos 233.492 milhões de euros.

 

O endividamento público excluindo os depósitos da administração pública também aumentou, quer em termos homólogos quer em cadeia, atingindo os 221.996 milhões de euros. Isto apesar de se ter observado um aumento dos depósitos.

 

A rubrica de numerário e depósitos atingiu os 20.395 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 9,38%, face a Dezembro, e de 1,18%, quando comparado com Maio. Este aumento dos depósitos estará relacionado com a captação de poupança junto das famílias.

Ver comentários
Saber mais dívida pública contas públicas Banco de Portugal boletim estatístico
Mais lidas
Outras Notícias