A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida pública portuguesa diminui pela primeira vez desde o final de 2011

A dívida pública portuguesa diminuiu, pela primeira vez desde o quatro trimestre de 2011, de acordo com os dados disponibilizados pelo Banco de Portugal.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 21 de Novembro de 2013 às 13:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • 32
  • ...

A dívida pública portuguesa, na óptica de Maastricht – que é a usada pela troika - , diminuiu de 131,4% do produto interno bruto (PIB), no segundo trimestre do ano, para 128,8% entre Julho e Setembro deste ano, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal através do Boletim Estatístico. Esta é a primeira queda desde o quarto trimestre de 2011.

 

Em termos nominais, a dívida pública diminuiu de 214,8 mil milhões de euros para 211,14 mil milhões de euros.

 

A dívida na óptica de Maastricht líquida de depósitos da administração central também diminuiu de 118,4% para 117,9%, no mesmo período. Em termos nominais este indicador recuou de 193,54 mil milhões para 193,29 mil milhões.

 

A contribuir para esta evolução esteve a generalidade dos segmentos. Empresas públicas e sector público não financeiro verificaram reduções. No sector privado, a evolução foi semelhante.

 

Portugal continua assim a registar um nível de dívida pública superior à meta traçada com a troika. As previsões, incluídas na oitava e nona avaliações, apontam para que o país termine o ano com uma dívida de 123,6% do PIB.

 

(Correcção: Corrige penúltimo parágrafo, onde se especifica que as empresas públicas e sector público não financeiro também verificaram descida na dívida)

Ver comentários
Saber mais dívida pública Banco de Portugal
Outras Notícias